Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes
O Presente | 22/09/2025 - 16:20
STJ proíbe prefeitos de usarem redes sociais para divulgar atos de gestão.
Advogado rondonense comenta

Nos últimos dias, circularam em diversos meios de comunicação manchetes afirmando que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) teria proibido prefeitos de utilizarem suas redes sociais pessoais para divulgar atos de gestão pública. Mas será que essa informação está correta?

Para esclarecer o tema, o advogado rondonense João Gustavo Bersch, especialista em Direito Administrativo, gravou um vídeo explicando os reais efeitos da decisão do STJ e o que ela representa na prática.

Acesse aqui: Assista ao vídeo no Instagram

Segundo o advogado, é importante entender que não houve uma proibição generalizada. A decisão do STJ analisou um caso específico, em que um prefeito utilizava suas redes pessoais para divulgar ações da prefeitura com características de promoção pessoal, o que contraria os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade na administração pública.

“A decisão não impede que gestores públicos usem suas redes sociais, mas exige que o façam com responsabilidade, evitando transformar a comunicação institucional em autopromoção”, destaca Bersch.

O Presente

Leia Mais
O Escritório
O Escritório Bersch Advocacia foi fundado no ano de 2007 na cidade de Marechal Cândido Rondon, estado do Paraná. O Escritório Bersch Advocacia conta com profissionais especializados nas mais diversas áreas do direito, tendo como princípio o atendimento personalizado de seus clientes.
Bersch Advocacia
(45) 3254-5451
Rua Espírito Santo - 850 - Sala 02
Marechal Cândido Rondon, PR CEP 85.960-138.
Ver Localização
Tecnologia e desenvolvimento
Fale Conosco